Mastologia

A mastologia é a especialidade médica que previne, diagnostica e trata as doenças mamárias, sendo a de maior destaque o câncer de mama. Este tipo de câncer é o mais prevalentes entre as mulheres e também pode ocorrer em homens, em menor frequência.

Trata-se de doença heterogênea, ou seja, cada tumor apresentará uma evolução distinta. Alguns possuem características mais agressivas e outros apresentam crescimento mais lento.

Hábitos saudáveis como exercícios físicos regulares, manter o peso adequado e evitar bebidas alcoólicas ajudam a prevenir o câncer de mama. Outra forma importante de prevenção é a detecção precoce. Ao diagnosticarmos o tumor em seus estágios iniciais, podemos evitar terapias mais agressivas, além de aumentar as taxas de sucesso. Considera-se diagnóstico precoce aquele que é feito antes do tumor se tornar palpável.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

• nódulos palpáveis

• alterações na pele, como retrações, vermelhidão e aspecto de "casca de laranja”

• retrações do mamilo

• saída de secreção suspeita, geralmente de forma espontânea, pelo mamilo.

Entre os exames de imagem existentes para o estudo das mamas, os mais importantes são a mamografia, a ultrassonografia mamária e a ressonância magnética das mamas. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda o rastreamento mamográfico anual para as mulheres entre 40 a 75 anos.

O tratamento do câncer de mama é definido a partir do estadiamento e da biologia do tumor. Grandes avanços terapêuticos foram realizados nos últimos anos. Atualmente as cirurgias são mais conservadoras e incluem técnicas de oncoplástica. Em relação às terapias sistêmicas, há novos esquemas de quimioterapias e hormonioterapias, além de terapias alvo.